Fandom

Sinistrae

Sputnik

89páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Sputnik teck-751540.jpg

Sputnik-I

O Sputnik, quem em russo significa "amigo" ou "companheiro", foi o nome escolhido para o programa de lançamentos artificiais da antiga União Soviética.

HistóriaEditar

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 no Cosmódromo de Baikonur no deserto próximo a Tyuratam na então República Socialista Soviética Cazaque, o programa que o lançou chamou-se Sputnik-I. O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador nas freq6uencias entre 20,005 e 40,002 Mhz, emitidos continuamente durante 22 dias até que as bateriais do transmissor esgotassem sua energia em 26 de outubro de 1957. o satélite orbitou a Terra pôr seis mêses antes de cair. Apesar das funcionalidades reduzidas do satélite, o programa Sputnik I ajudou a identificar as camadas da alta atmosfera terrestre através das mudanças de órbita do satélite. O satélite Sputnik era pressurizado internamente por nitrogênio, oferecendo também a primeira oportunidade de estudo sobre pequenos meteoritos, detectado através de despressurização interna ocasionada pelo impacto perfurante de um pequeno meteorito, evidenciado através de grandes variações internas da temperatura conforme a pressão diminuía. Tais variações de temperaturas refletiram no sinal emitido pelo transmissor que foram monitorados pelo controle do satélite em Terra.

Também no Fandom

Wikia aleatória