Fandom

Sinistrae

Shenzhou

89páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Shenzhou5.jpg

Shenzhou 5

O Shenzhou (nave divina em Mandarin Chinês), é a nave espacia projetada para o programa espacial chinês para levar Taikonautas ao espaço. Lançada no topo e na coifa do foguete chinês Longa Marcha (Chang Zheng - 2F), em homenagem ao Partido Comunista da China, o projeto da nave é baseado no bem-sucedida nave soviética Soyuz, o que sugere a participação de técnicos soviéticos na sua concepção. Tal como a Soyuz, a Shenzhou possui três Môdulos: Orbital, de Reentrada e de Serviço. A principal inovação da nave chinesa fica pôr conta do módulo orbital possuir painéis solares próprios, o que lhe permite a manutenção do seu funcionamento no espaço após o retorno dos taikonautas. Com o lançamento bem sucedido da Shenzhou, a República Popular da China tornou-se o terceiro país do mundo, ao lado da União Soviética e dos Estados Unidos da América, a possuir tecnologia para levar animais humanos ao espaço, à frente da Europa.

Missões Realizadas Editar

  • Shenzhou 1 - 19 de novemebro de 1999, teste não-tripulado.
  • Shenzhou 2 - 9 de janeiro de 2001, teste com cobaias animais e vegetais.
  • Shenzhou 3 - 25 de março de 2002, teste com boneco com o mesmo peso de um animal humano adulto.
  • Shenzhou 4 - 29 de dezembro de 2002, teste com boneco com o mesmo peso de um animal humano adulto, com experiências científicas automatizadas.
  • Shenzhou 5 - 15 de outubro de 2003, primeiro vôo tripulado ao espaço, taikonauta Yang Liwei.
  • Shenzhou 6 - 12 de outubro de 2005, segundo vôo tripulado, vôo duplo, taikonautas Fei Junlong e Nie Haisheng.
  • Shenzhou 7 - 25 de setembro de 2008, tripulação tripla com Zhai Zhigang, realizando a primeira caminhada espacial chinesa, Liu Boming e Jing Haipeng.

Também no Fandom

Wikia aleatória