Fandom

Sinistrae

República Islâmica do Irã

89 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Série temática sobre a
Política
Pensadores Políticos
Adolf Hitler (1899-1945)
Mao Tse-Tung (1893-1976)
Mikhail Gorbachev (1931-...)
Lista de Políticos (Todos os Indexados)
Sistemas Políticos
Fascismo
Nacional-Bolchevismo
Nacional-Socialismo
Socialismo
Países e Nações
BRASIL.JPG
República Federativa do Brasil
China.jpg
República Popular da China (1949-...)
450px-Flag of Angola.svg.png
República de Angola (1975-...)
Ira-bandeira.jpg
República Islâmica do Irã (1979-...)
800px-Flag of Germany.svg.png
Alemanha (1990-...)
Lista de países extintos
Partidos Políticos
Partido Comunista da China
Partido Comunista de Cuba
Partido Comunista da União Soviética
Partido Nacional Fascista
Partido Popular Socialista
Partido Socialismo e Liberdade
Partido Trabalhista Brasileiro
Partido dos Trabalhadores

Ira-bandeira.jpg

Bandeira da República Islâmica do Irã

A República Islâmica do Irã é um país asiático do Oriente Médio, a sua capital é Teerã, sua língua oficial é o Persa e a sua moeda é o Rial. Conhecido no Ocidente até 1935 como Persia, passou desde então a ser conhecido como Irã, palavra que significa literalmente como "terra dos arianos", no seu sentido racial e não em sentido religioso ligado ao Arianismo. Em 1979, com a Revolução Islâmica promovida pelo Aiatolá Khomeini, o país adoptou a sua actual designação oficial de República Islâmica do Irã. Os seus nacionais se chamam iranianos, embora o termo persas seja ainda utilizado. O território atualmente ocupado pelo Irã é habitado desde os tempos pré-históricos. A história escrita da Pérsia começa em cerca de 3.200 a.c. com a cultura proto-elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Império Medo e Aquêmenida.

História Editar

A vontade política de modernizar o país levou à revolução constitucional persa de 1905 até 1921, e a derrubada da dinastia Qadjar, tendo-se ao poder Reza Pahlavi. Pedindo a comunidade internacional que passa-se a referir-se ao páis como Irã.

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unido e a União Soviética invadiram o Irã, de modo a assegurar para sí próprio os recursos petrolíferos iranianos. Os Aliados forçaram o Xá a abdicar em favor de seu filho, Mohammad Reza Pahvali, em quem enxergavam um governante que lhes seria mais favorável. Em 1953, após a nacionalização da Anglo-American Oil Company, um conflito entre o Xá e o Primeiro-Ministro Mohammad Mossadegh levou a deposição e prisão do primeiro-ministro. O reinado do Xá tornou-se progressivamente autoritário, especialmente no final dos anos 1970. Com o apoio americano e britânico, Reza Pahlavi continuou a modernizar o país, mas insistia em derrotar a oposição do clero xiita e os defensores da democracia.

Em 1979, a chegada de Aiatolá Khomeini após 14 anos no exílio, dá início a Revolução Islâmica - apoiada na sua fase inicial pela maioria da população e pôr diferentes facções islâmicas. Provocando a fuga do Xá e a autoridade do Aiatolá Ruhollah Khomeini como chefe máximo do país. Edificou-se uma República Islâmica, com leis religiosas inspiradas pelo Islâmismo e com o governo teocrático. Os governos iranianos pós-revolucionários criticam o Ocidente e os Estados Unidos da América em particular pelo apoio político ao Xá, as relações com os Estados Unidos da América foram tensas em 1979, quando estudantes iranianos tomaram funcionários da Embaixada Americana como reféns. Posteriormente, houve tentativas de expandir a Revolução Islâmica e apoios a grupos militantes anti-Ocidente como o Hezbollah do Líbano. A partir de 1980, o Irã e o Iraque enfrentaram-se numa guerra de destruição, durando 8 anos.

Reformistas e conservadores continuaram a se enfrentar no Irã, mas através da política. A vitória eleitoral de Mahmoud Ahmadinejad nas eleições presidenciais de 2005 tem ocasionado a tensão entre os Estados Unidos da América e o Irã, em especial na questão que se refere ao programa nuclear iraniano.

Também no Fandom

Wiki aleatória