Fandom

Sinistrae

Política

89páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar
Série temática sobre a
Política
Pensadores Políticos
Adolf Hitler (1899-1945)
Mao Tse-Tung (1893-1976)
Mikhail Gorbachev (1931-...)
Lista de Políticos (Todos os Indexados)
Sistemas Políticos
Fascismo
Nacional-Bolchevismo
Nacional-Socialismo
Socialismo
Países e Nações
BRASIL.JPG
República Federativa do Brasil
China.jpg
República Popular da China (1949-...)
450px-Flag of Angola.svg.png
República de Angola (1975-...)
Ira-bandeira.jpg
República Islâmica do Irã (1979-...)
800px-Flag of Germany.svg.png
Alemanha (1990-...)
Lista de países extintos
Partidos Políticos
Partido Comunista da China
Partido Comunista de Cuba
Partido Comunista da União Soviética
Partido Nacional Fascista
Partido Popular Socialista
Partido Socialismo e Liberdade
Partido Trabalhista Brasileiro
Partido dos Trabalhadores

A Política ou filosofia política, é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), indicando todos os processos relativos a pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão pode-se entender tanto cidade-Estado grega antiga, como atualmente por sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes para a vida urbana. O livro de Platão traduzido como "A República" é, no original, intitulado "Πολιτεία" (Politeía). A melhor definição de possível de Filosofia Política, ás vezes conheda também como Teoria Política é a mais ampla possível: é o campo da investigação filosófica que se ocupa das relações sociais consideradas em seu sentido coletivo. na Antigüidade greco-romana, discutia-se os limites de uma sociedade justa e ideal, com Platão em sua obra A República.

O homem é um animal políticoAristóteles

Por tornar-se a teorização da prática política grega, em particular de Atenas, foi o tema do bem comum como no caso em Aristóteles, representado pelo homem político, compreendido como cidadão habitante da pólis, o homem politikós que opinando e reunindo-se livremente na ágora, junto ao seus pares, discute e delibera acerca das leis e da estrutura da sociedade. O homem político teria o seu espaço de atuação privilegiada na esfera pública, no átrio, no senado, em oposição à esfera privada dos indivíduos, representada pela casa, pelo lar, pelos negócios domésticos. Já em Roma, Cícero teorizou a República como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre senadores e a plebe (tese retomada no século XVI por Nicolau Maquiavel). Desde o fim da Idade Média, a filosofia política e os pensadores tratam das mais variadas questões sobre a legitimação e a justificação do Estado e do governo. A Ciência Política é o estudo da política - dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos.

Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças da estrutura) e dos processos de governo - ou qualquer sistema equivalente de organização social que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientístas políticos podem estudar instituições como corporações, ou empresas, uniões, ou sindicatos, igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.

Existe no interior da Ciência Política uma discussão acerca do objetivo dessa ciência, que para alguns é o Estado e, para outros o poder.

Sistemas PolíticosEditar

Pensadores PolíticosEditar

Veja Também Editar

Também no Fandom

Wikia aleatória